HISTORICO DA ETEDUFPA:
A Escola de Teatro e Dança da UFPA, está em funcionamento desde meados de 1962, teve seu inicio devido ao empenho do Grupo Norte Teatro Escola, coordenado pela profa. Maria Sylvia Nunes e o prof. Benedito Nunes. O Reitor da UFPA na época, Prof. Dr. Silveira Neto, a pedido do grupo garantiu a realização do primeiro curso voltado para as atividades de teatro, o qual originou a referida Escola, cuja finalidade é de fazer do teatro um veiculo de cultura, com vistas ao aprimoramento intelectual da juventude universitária e a educação da população em geral. A Escola de Teatro e Dança da UFPA foi criada graças ao empenho do casal de professores citado, e também com o apoio do prof. Cláudio Barradas que, na oportunidade, juntou outros grupos existentes e fundou a Federação do Teatro com vistas à legitimação das atividades desenvolvidas.
Em 1968, a profa. Eni Correa e o prof. Marbo Giannaccini fundaram e dirigiram o Grupo Coreográfico. O grupo impulsionou o ensino da dança através do Curso Experimental de Formação de Bailarinos nos anos 90. Em 23 de setembro de 2002, a resolução n°606, da Universidade Federal do Pará, aprovou o Plano de Curso Técnico da ETDUFPA.
Os primeiros cursos aprovados estão inseridos no CNCT/SETEC/ME (cadastro nacional dos cursos técnicos da secretária de educação tecnológica do Ministério da Educação). Atualmente a ETDUFPA oferece os seguintes cursos: Técnico em ator; em Dança; em Figurino e em Cenografia; graduações em Teatro e também Graduação em Dança.
SOL INFORMÁTICA
Histórico
Histórico
O slogan usado pela loja é “Tecnologia, Arte e Cidadania”, e a mesma possui um Sol, seu mascote, em seu logotipo.
A Sol Informática Limitada é uma empresa de capital privado e composição acionária limitada que atua no segmento de varejo, focada na venda de produtos associados a tecnologia (informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e eletroportáteis). Foi fundada em 1989, tendo ocupado vários espaços diferentes para sua sede desde então. Primeiramente funcionou em frente à Praça do Carmo, de 1989 a 1991. Posteriormente se mudou para a Travessa Doutor Moraes, espaço onde funcionou de 1991 até 2004. Em 2004 mudou sua Matriz para a Doca, onde está até hoje.
Pitágoras
Histórico
Histórico
Empresa que surgiu há 5 Anos e tornou-se a maior e melhor Preparatório para cursos e concursos de Ananindeua. Na verdade,a nossa história com a educação remonta a década de 90, com a Cooperativa Pitágoras e o curso CD (Curso Diniz). A união dessa experiência proporcionou o seguimento do curso com mais, e melhores Aprovações em cursos e concursos de Ananindeua.
Por Tudo isso é que nos do PITÁGORAS CONCURSOS desafiamos qualquer curso de Ananindeua a apresentar resultados.
A Cia. Notáveis do Palco
Histórico Fundada em fevereiro de 2006, pelos empresários Silvio Sá (Ator e Diretor de Artes Cênicas) e Polyane Feio (Consultora de Marketing e Cultura) em Belém-PA. O forte espírito de comunhão, o trabalho árduo, a seriedade com a qual encaramos nossos trabalhos, a obstinação individual para com os desafios, são os ingredientes que fazem da Cia Notáveis do Palco um dos grupos mais promissores e bem cotados da cena paraense atual. O seu objetivo é estudar o teatro em suas múltiplas formas e manifestações, com um enfoque especial na área cômica, utilizando assim as artes cênicas como uma forma de expressão da cultura e do imaginário coletivo do homem, estimulando a cultura popular e poder preparar atores para as diversas atividades que o mercado possa disponibilizar. Seus trabalhos trazem a forte marca de um teatro contemporâneo, que busca um estudo intenso, propondo em cena um noticiário atual e característico da região e a necessidade dos espectadores na montagem de espetáculos direcionados aos mais diversos públicos. A Cia. Notáveis do Palco realiza Montagem de Espetáculos, Cursos de Artes Cênicas e um reconhecido trabalho de Teatro Empresarial. “Foco no cliente, ética, honestidade, inovação, criatividade, empreendedorismo, dedicação e excelência no atendimento”. Ser a melhor empresa prestadora de serviços no ramo de artes cênicas no Estado do Pará, sendo referência de mercado e garantindo a satisfação de seus clientes. Investir em cultura não é caridade, é uma parceria que ajuda a projetar o Estado do Pará de forma nacional e com isso o Brasil de forma internacional. Ofertar a prestação de serviços no ramo das artes cênicas, com qualidade, inovação, criatividade e qualidade no atendimento, visando à satisfação do cliente e contribuindo para o desenvolvimento da cultura popular do Estado do Pará. |
HISTÓRICO DO ÓRGÃO
O Sistema Estadual de Defesa do Consumidor foi criado a partir do Decreto nº 4946, de 25 de agosto de 1987, com objetivo de planejar, coordenar e executar a Política Estadual de Defesa do Consumidor. Regulamentado pelo Decreto nº 5456, de 23 de maio de 1988, fora instalado oficialmente no município de Belém no dia 25 de agosto de 1988, tendo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos como órgão central e o PROCON/PA como órgão executivo. Através do Decreto nº 5592, de 30 de agosto de 1988, foi delegada à Secretaria Executiva de Justiça competência para autuar, aplicar sanções e praticar os demais atos necessários à efetiva proteção ao consumidor.
Em 11 de setembro de 1990 foi promulgado o Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8078, cuja vigência em 11 de março de 1991, veio respaldar juridicamente, alavancando com maior intensidade o já então sistema criado, pois trata-se de uma lei de ordem pública, isto é, não pode ser contrariada nem por acordo entre as partes.
Finalmente, a Lei Estadual nº 5827, de 04 de março de 1994, reorganizou e criou cargos e funções da Secretaria de Estado de Justiça – SEJU, definindo como um dos elementos de composição organizacional, em nível de direção superior e atuação colegiada, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Difusos e em nível de gerência superior, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor.